Os projetos executivos e os estudos ambientais para molhes e cais flutuantes foram contratados no ano passado, em concorrência lançada pela Associação do Municípios do Nordeste de Santa Cataria - AMUNESC com participação da prefeitura de Joinville, e deverão ser finalizados neste ano. No pacote, está também o estudo de alargamento da faixa de areia entre os dois molhes planejados. O local também deve receber mais rampas para embarque e desembarque de embarcações. O projeto executivo e os estudos técnicos com dimensionamento dos molhes, flutuantes e dragagem com alimentação artificial da faixa da orla entre os molhes, assim como seus respectivos licenciamentos ambientais, incluindo as rampas de embarcações, estão sendo executados pelo consórcio SEACARUSO e INFRAS, empresas sediadas em Florianópolis/SC.
“Não imaginei tão bonito”, diz uma moradora após revitalização da praia de Joinville, a Vigorelli.
Um momento de muita espera que chegou ao fim. A revitalização e processo de urbanização da Vigorelli foi finalizada no último domingo com a inauguração do espaço pela prefeitura. Contemplou a pavimentação asfáltica do acesso, pavimentação com paver da orla e de ruas que integram a vila, calçadas, ciclovia, iluminação, paisagismo, parquinho para as crianças, rampas de acesso para embarcações à Baia da Babitonga e sinalização. Os moradores também receberam uma nova rede de água, ampliação da rede de esgoto e estação de tratamento de esgoto. A chegada da iluminação foi a responsável pela transformação da região.
Paralelo ao trabalho de urbanização, a Prefeitura de Joinville tem desenvolvido um trabalho de acompanhamento dos empreendedores e moradores da Vigorelli que desejam investir em novos empreendimentos.
Até um tempo atrás, a Vigorelli não tinha energia elétrica, não tinha esgoto tratado, não tinha a parte da pavimentação na orla. Satisfação para a CARUSO estar envolvida em obras que trazem infraestrutura e lazer para a comunidade local e que contribuem para o desenvolvimento de Santa Catarina.