Publicado: 06/05/2020Tempo de leitura: 5 min.

Gestão ambiental usando tecnologia, é possível?

Publicado por

Marketing Caruso

Marketing Caruso

Conteúdos Especiais

O sistemas de gestão ambiental cada vez mais modernos e conectados permitem com que equipes externas e internas possam trabalhar de forma integrada.

Vivemos uma época onde a tecnologia está presente nos mais diversos momentos do nosso dia a dia. Passamos a maior parte do dia conectados à internet e utilizando ferramentas que nos permitem contato direto com pessoas de vários lugares a qualquer hora. E quando falamos da área ambiental, não tem como ser diferente.

O desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental cada vez mais modernos e conectados permitem com que empreendedores e equipes de trabalho de externo e interno possam interagir e trabalhar de uma forma mais integrada. Ao interligar as diversas frentes de um empreendimento, a realização do trabalho torna-se mais efetiva, uma vez que todos estão cientes das medidas e atividades que são realizadas.

O uso da tecnologia em sistemas de gestão ambiental tem se mostrado bastante eficiente e por isso resolvemos listar alguns exemplos de como inovações tecnológicas estão sendo aplicadas nessa área. Além disso, por ser um setor que vive em constante atualização, colocamos uma aposta da CARUSO no uso da tecnologia para gestão ambiental.

Confira:

Drone

Também conhecidos como veículos aéreos não-tripulados (VANT), a tecnologia não é exatamente recente – o uso dessas aeronaves tem início na 1ª Guerra Mundial, em 1849. 

Atualmente, essa tecnologia tem as mais diversas funções e é utilizada em diferentes áreas. Para a gestão ambiental, os drones são utilizados para estudo e definição de APPs e reserva legal. 

Os VANTs também servem para mapear e fazer registros geográficos e de imagens de áreas de estudos ambientais. O uso de drones nos estudos ambientais também tem servido para a criação de ortomosaicos e modelos 3D de mapas e processamento de terrenos.

WebGIS

Através de sistemas de informação geográfica (SIG), a tecnologia WebGIS relaciona a leitura de dados e informações georreferenciadas de dispositivos móveis para a nuvem, fazendo com que tais dados sejam registrados com maior precisão e agilidade no momento que o celular ou tablet conecta-se a internet.

Com esse sistema, a agilidade na supervisão de empreendimentos complexos, remotos e de alto impacto é facilitada, uma vez que o gestor pode acessar quase em tempo real todas as informações sobre o andamento do projeto.

Inteligência Artificial

Essa é outra tecnologia que também não é nova. Seus primeiros registros são de 1956, após a 2ª Guerra Mundial, e surgem a partir dos estudos do matemático Alan Turing.

De lá para cá, a aplicação e o desenvolvimento dessa técnica foram ampliados, permitindo a realização de tarefas específicas por computadores, de forma tão boa, ou até melhor, do que quando executadas por humanos.
Diversas empresas e organizações públicas utilizam essa tecnologia para as mais variadas aplicações (segurança pública, publicidade direcionada e assistentes pessoais, por exemplo). Na área de estudos ambientais, a utilização da inteligência artificial auxilia na criação de mapas inteligentes, o que nos leva a nossa aposta para os próximos anos de tecnologia para estudos ambientais: a tecnologia machine learning.   

Machine Learning

O machine learning (ou aprendizado da máquina) é uma área da ciência que coleta e utiliza os dados assimilados através da IA para aprender com eles e, a partir disso, realizar previsões ou determinações sobre algo.

A utilização desta tecnologia para os estudos ambientais, combinada com a inteligência artificial, serviria para fazer o mapeamento e o estudo do uso do solo, bem como a detecção de mudanças nos locais que é aplicada. Desta forma, a automatização dos processos de mapeamento seria facilitada com os dados absorvidos pelo machine learning.

Podemos perceber que o uso de tecnologia para gestão ambiental é uma realidade cada dia mais presente neste setor. Não é possível ignorar os avanços e ganhos que equipe e gestores têm ao aplicar as tecnologias citadas aqui e muitas outras. Além do que, as novidades para o setor servem para melhorar ainda mais o cuidado com o meio ambiente, com atenção à previsão de riscos e análise espacial do campo de trabalho.

Para ficar sabendo mais sobre as novidades do setor e como a CARUSO tem trabalhado para uma mudança na visão dos estudos ambientais, assine nossa newsletter.