Publicado: 06/05/2020Tempo de leitura: 4 min.

Tecnologias para avaliar os impactos ambientais

Publicado por

Marketing Caruso

Marketing Caruso

Conteúdos Especiais

Impactos ambientais: como a tecnologia pode ajudar

Através da resolução nº 001, de 23 de janeiro de 1986, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) considera impacto ambiental “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

  • a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • as atividades sociais e econômicas;
  • a biota
  • as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  • a qualidade dos recursos ambientais.

A mesma resolução estabelece ainda que, para atividades modificadoras do meio ambiente como estradas, ferrovias, portos, linhas de transmissão de energia elétrica, é necessária a realização de estudos de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental – RIMA.

O documento do CONAMA demonstra, então, que toda atividade realizada pelo homem tem como consequência algum impacto ambiental – que pode ser positivo ou negativo. Mas você sabe que muitos desses impactos ambientais podem ser previstos e, caso sejam negativos, minimizados? Tudo isso utilizando algo que está muito presente na vida da maior parte das pessoas atualmente: a tecnologia.

Como unir tecnologia e gestão ambiental?

É bastante comum relacionar tecnologia a startups, fintechs ou simplesmente a empresas de tecnologia. Porém, o desenvolvimento desse setor já alcança diversos outros campos de atuação – inclusive a área do meio ambiente.
Algumas dessas tecnologias já são conhecidas há mais tempo, como é o caso dos modelos energéticos solar e eólico, e outras tem ganhado força e espaço no mercado. Softwares e aplicativos de geoprocessamento são uma forma de aproximar o empreendedor da obra sem a necessidade de estar em campo.

##newsletter##

Além disso, quando falamos sobre gestão ambiental, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para o monitoramento de pontos sensíveis a um empreendimento e aplicação de programas socioambientais. Ações de controle para flora e fauna, acompanhamento de alterações relativas à obra e o impacto social do empreendimento são algumas das atividades que podem ser melhor atendidas com o uso de tecnologias. 

As facilidades do sistema de gestão ambiental

Todos sabemos, ou pelo menos imaginamos, como deve ser difícil gerir um grande projeto, especialmente quando envolve a questão ambiental. Por isso é preciso estar sempre atento à documentos, dados e datas importantes ao trabalho tanto da equipe de campo quanto para quem fica lidando com esses assuntos de dentro do escritório.

Assine nossa Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre novos produtos, novidades do mercado, lançamentos, eventos e conteúdos especiais.

Com o advento da internet, a comunicação da equipe de campo com o escritório é facilitada, porém, sem a devida organização, este trabalho pode acabar sendo prejudicado. Aqui, entramos novamente na questão da tecnologia para auxiliar essa relação. Para que a execução de um trabalho de gestão ambiental seja bem-feita, é necessário que as informações obtidas em campo sejam precisas. Diante disso, utiliza-se a tecnologia WebGIS que, através do georrefenciamento, é capaz de colocar com precisão os dados necessários para que a informação do campo chegue ao grupo de trabalho interno. Os técnicos de campo tiram fotos com dispositivos móveis (tablets ou celulares) para registrar ocorrências nos locais de trabalho e enviar para o escritório, facilitando o trabalho de todos.