Publicado: 28/08/2023Tempo de leitura: 3 min.

A recuperação das espécies nativas das praias da Guarda do Embaú e Gamboa em SC

Publicado por

Marketing Caruso

Marketing Caruso

Conteúdos Especiais

Trabalho realizado pela CARUSO foi a erradicação e controle de espécies exóticas invasoras, nesse caso as espécies Casuarina e Pinus

A transformação completa de uma área inserida nas Unidades de Conservação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e Área de Proteção Ambiental do Entorno Costeiro. Esse foi um dos projetos da CARUSO dentro de um conjunto de ações voltadas à restauração dos ecossistemas naturais e à manutenção e recuperação da flora. A área fica entre as praias da Guarda do Embaú e Gamboa, no estado de Santa Catarina.

O maior beneficiado pela ação foi a sociedade catarinense. O projeto de restauração ambiental foi aprovado pelo IMA por meio do processo nº 41.964/2021.

Essa recuperação foi importante porque espécies exóticas invasoras possuem grande capacidade de crescimento. Isso ocorre por se desenvolverem livres de restrições. Ocupam os espaços reservados às espécies nativas, contribuindo para a diminuição da biodiversidade de espécies da fauna e flora, e podem causar mudanças drásticas no meio ambiente e na paisagem local.

A retirada de casuarinas e pinus de unidades de conservação é amparada pela lei federal N° 9.985/2000, que proíbe a introdução de espécies exóticas, e pela Resolução CONSEMA N° 08/2012, que reconhece a lista o oficial de espécies exóticas invasoras no estado de Santa Catarina.

 

Compreender a necessidade

Muito gente não sabe, mas antes de qualquer ação grande como essa é feito um trabalho de comunicação social com as comunidades próximas ao local em que ela ocorrerá.

Nesse caso, foram realizadas reuniões presenciais com os representantes do poder público de Paulo Lopes, Palhoça, Garopaba e com as principais lideranças comunitárias das praias.

Essas atividades, além de informar, buscaram sensibilizar sobre a preservação da vegetação de restinga e evitar que a população confundisse as atividades do projeto com ações de desmatamento ilegal.

 

Todas as ações descritas aqui fazem parte dos serviços oferecidos pela CARUSO Soluções Ambientais & Tecnológicas.