Publicado: 25/08/2023Tempo de leitura: 4 min. - Última atualização: 28/08/2023

Nossa solidariedade ao povo havaiano

Publicado por

Marketing Caruso

Marketing Caruso

Conteúdos Especiais

hashtags

Nosso diretor executivo presta solidariedade à população da ilha de Maui, no Havaí, devastada por incêndios

Um artigo publicado por Emma Marris (Nature Magazine on August 15,2023), relata que Maui está se recuperando dos incêndios florestais que devastaram a ilha havaiana na semana passada. Eles tiraram mais de 100 vidas e causaram mais de US$ 5,52 bilhões em danos. Os incêndios pegaram os cientistas de surpresa? Como o Havaí pode se proteger desses desastres no futuro?

Incêndios florestais não são novidade no Havaí. Lahaina, onde ocorreu o incêndio mais letal em 8 de agosto, significa 'sol cruel' em havaiano; esta parte de Maui sempre foi quente e seca.

Os três ingredientes principais de um incêndio florestal são combustível, secura e uma fonte de ignição. O principal combustível do Havaí é a grama, que proliferou em antigas áreas agrícolas à medida que a economia mudou da pecuária e do cultivo de açúcar e abacaxi para o turismo. Quando as gramíneas secas queimam, elas podem levar o fogo para áreas florestais, que tendem a se transformar em pastagens após o incêndio, em um ciclo que se autoperpetua.

A secura necessária para os incêndios florestais veio das secas, que estão “durando mais e ficando mais severas” no Havaí, de acordo com o climatologista Frazier (Clark University), que estudou como os padrões de chuva mudaram nas ilhas no século passado. As temperaturas aumentaram devido às mudanças climáticas, que secam a vegetação mais rapidamente.

A fonte de ignição para os incêndios na ilha na semana passada ainda não é conhecida, embora uma possibilidade seja faíscas de linhas de energia derrubadas ou outros sistemas elétricos.

O que está claro é que os ventos fortes do furacão Dora, a apenas 500 milhas da costa, teriam ajudado a transformar incêndios localizados em um inferno em movimento rápido. Em 7 de agosto, Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta de bandeira vermelha para perigo de incêndio nas áreas de sotavento de todas as ilhas havaianas.

O que poderia ser feito para evitar desastres no futuro? Entre outras ações, o relatório do Condado de Maui de 2021 indica que a ilha enfatizasse a prevenção da ignição por meio da educação pública e do combate às gramíneas que servem de combustível para muitos incêndios havaianos.

O documento pediu um “plano agressivo para substituir essas fontes de combustível perigosas por plantas nativas para reduzir o combustível e aumentar a retenção de água”.

Kamelamela, uma nativa do Havaí, diz que o fato de as plantas em uma área serem nativas ou introduzidas é menos importante do que o cuidado com que a terra é cuidada. Antigamente, as pessoas que extraíam recursos de uma floresta também a limpavam, removendo a vegetação rasteira ou mesmo replantando plantas importantes. O interesse está aumentando entre muitos nativos havaianos e residentes do Havaí em reinvestir em formas tradicionais de agricultura e aquicultura.

Texto escrito pelo diretor executivo das empresas CARUSO, Francisco Caruso Jr. e compartilhado originalmente em seu LinkedIn.

Foto: Assessoria de imprensa / Governo do Havaí